A Coalizão para a Proteção Permanente dos Rios, formada pela International Rivers e outras organizações do Brasil, está com questionário aberto para entender como as pessoas, movimentos sociais e ONGs identificam as ameaças aos rios,  cuidam e se relacionam com os rios de seus territórios. Voltado principalmente para pessoas que já atuam ou têm desejo de atuar na proteção dos rios – mas também aberto ao público – o questionário ficará disponível até o dia 18 de junho.

Entre as perguntas, a sociedade e as organizações poderão responder sobre a situação de ameaças aos rios em seus territórios , quem são os atores dessas ameaças  e os agentes ativos na proteção dos mesmos e também se eles estão envolvidos ou tem conhecimento dos diversos espaços de participação que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), como o Comitê das Bacias, os Conselhos Estaduais e Nacionais de Recursos Hídricos.

Os resultados do questionário servirão de insumo para a elaboração de uma programação especial que a Coalizão está planejando em junho e julho deste ano. No dia 17 de junho, acontecerá o webinar Proteção dos Rios e da Vida no Brasil – Ameaças, Desafios e Oportunidades. Aberto ao público, o evento digital trará um panorama sobre os mecanismos legais de proteção dos rios que já existem no país.

Neste evento, as pessoas também terão oportunidade de se inscrever para uma oficina que acontecerá no dia 1 de julho. Propositivo, o evento reunirá 50 inscritos que participarão da construção de um panorama dos rios brasileiros a partir das realidades locais e da elaboração de práticas efetivas para proteção de seus rios, utilizando o que já está disponível em termos de proteção legal e também esboçando ideias para novas políticas públicas.

Rios brasileiros precisam de proteção permanente

A Coalizão para a Proteção Permanente dos Rios nasceu em 2020 reunindo várias  organizações  e instituições da sociedade civil e outros movimentos sociais que lutam há anos pela proteção dos rios brasileiros. O desejo é incidir em políticas públicas de proteção desses corpos indispensáveis para a manutenção dos ecossistemas. O Brasil é o país que possui a maior rede de rios e de água doce do mundo, com 12% do total existente no planeta. Considerando ainda as vazões oriundas de território estrangeiro (Região Amazônica, Uruguai e Paraguai), este percentual atinge cerca de 18 % da disponibilidade mundial.

Em 2021, o Plano Nacional de Recursos Hídricos, uma das ferramentas de participação social mais importantes na governança e gestão  de rios, afluentes e bacias, está em processo de revisão e atualização para funcionar de 2022 até 2040. A Coalizão se junta para incidir nessa revisão, subsidiando o debate público a partir das realidades locais de cada comunidade e seu rio, ampliando a possibilidade de participação civil neste processo.

Para mais informações: 

Flávio Montiel –   Membro do Comitê Gestor da Coalizão, +55 61 8313-4549, flavio@internationalrivers.org

Cecília Garcia – Comunicação da International Rivers, +55 11 972906686, cgarcia@internationalrivers.org