Série de três episódios recebe especialistas para debater temas relevantes da região do Tapajós, como a bioeconomia, a importância arqueológica e como as bacias hidrográficas e os rios têm a ver com as mudanças climáticas.

Link para informações em inglês

Brasil, 05 de setembro, 2022 – Em comemoração à semana da Amazônia e reforçando a divulgação da publicação inédita lançada este ano, Tapajós sob o Sol, a International Rivers, ONG global com mais de 35 anos de atuação na preservação de rios e defesa dos direitos das comunidades, e o Tapajós de Fato (TdF), veículo de comunicação popular, alternativo e independente, que atua na região oeste do estado do Pará, lançam hoje a série de podcast Tapajós Sob o Sol, já disponível no canal oficial do TdF no Spotify

“A gente não pode falar da Amazônia sem reconhecer a importância da bacia do Tapajós. Ela é essencial para a preservação socioambiental e da biodiversidade e, por isso, precisamos colocar nossos olhos e nosso empenho, escutando as vozes desta região que já vem sofrendo grandes ameaças de projetos de infraestrutura como hidrelétricas, garimpo ilegal e desmatamento.”, explica Flavio Montiel, diretor da International Rivers no Brasil. “Ficamos muito felizes com a parceria com o Tapajós de Fato para a realização deste projeto. O podcast é uma ferramenta essencial e poderosa para seguirmos compartilhando com o público e com organizações a importância da preservação da região e busca por alternativas verdadeiramente sustentáveis.”, finaliza.

Marcos Wesley Pedroso, coordenador do Tapajós de Fato, fala da importância da democratização da informação na Amazônia. “Nós, que fazemos comunicação na Amazônia, sabemos da importância das parcerias com organizações que têm a sensibilidade com as pessoas, com as florestas e com nossos rios. As mudanças climáticas são uma realidade, nos afetam diretamente e para pensarmos em mecanismo de enfrentamento precisamos, primeiro, entender a dimensão do problema. A série de podcast é uma maneira de levar informações para o mundo sobre o cenário da região do Tapajós, mas é também mais uma oportunidade de se enveredar nos territórios, veiculando essas produções nas bases, fazendo desta maneira uma comunicação democrática que chega para todos”.

Nesta primeira temporada, que conta com roteiro de Marlon Rebelo e edição de Renanzeller Mateus, as apresentadoras, Isabelle Maciel e Andrielly Pantoja, recebem especialistas e convidados para debater temas relevantes da região do Tapajós, como a bioeconomia, a importância arqueológica e como as bacias hidrográficas e os rios têm a ver com as mudanças climáticas. A temporada de três episódios vai contar com convidados como a professora adjunta de Arqueologia do Programa de Antropologia e Arqueologia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Bruna Cigaran Rocha, o escritor, comunicador popular e ativista social, Padre Edilberto Francisco Moura Sena, do Movimento Tapajós Vivo, e Raquel Tupinambá, cacique geral do povo Tupinambá do Baixo Tapajós.

Confira a lista de episódios:

Episódio 1: Mudanças Climáticas: O que as bacias hidrográficas e rios têm a ver com isso

A partir de uma perspectiva territorial, olhando para a bacia do Tapajós e seus principais rios, conversaremos sobre como a saúde dos ecossistemas de água doce está ligada à crise climática. Saiba mais sobre a importância de lutarmos por rios livres de hidrelétricas e outros projetos que podem alterar seus fluxos. Descubra as alternativas de geração de energia que podem ser desenvolvidas em contextos de comunidades tradicionais. 

Episódio 2: Arqueologia no Tapajós: Defender o Rio é defender a história

A região do Tapajós é riquíssima em artefatos arqueológicos, que ajudam a explicar a história das populações milenares que alteraram a topografia da região e nela produziram cultura e saberes. Muitos destes sítios arqueológicos ainda precisam ser estudados, enquanto outros precisam de proteção contra projetos que podem destruí-los. Ao lado da professora adjunta de Arqueologia do Programa de Antropologia e Arqueologia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Bruna Cigaran Rocha, falar sobre como a riqueza arqueológica da região depende da proteção integral do território. 

Episódio 3: O que povos tradicionais do Pará produzem de economia na região?

Ao longo dos anos, a bacia do Tapajós têm sido um território alvo de modelos econômicos exploratórios, como a mineração, o desmatamento e as hidrelétricas. Mas as populações tradicionais do Tapajós (indígenas, quilombolas, ribeirinhos) têm desenvolvido outras alternativas econômicas. Pesca artesanal, turismo comunitário e artesanato figuram entre algumas dessas possibilidades. Entenda como essa bioeconomia pode mudar o cenário de conservação e proteção da bacia do Tapajós e suas populações com uma conversa com Raquel Tupinambá, cacique geral do povo Tupinambá do Baixo Tapajós.

Sobre a International Rivers

International Rivers é uma organização global com mais de 35 anos de existência e escritórios regionais na África, Ásia e América Latina. O grupo trabalha para que comunidades ribeirinhas e pessoas afetadas por barragens tenham suas vozes ouvidas e seus direitos respeitados. A organização ajuda a criar redes ativas e bem instrumentalizadas de grupos da sociedade civil para proteger os rios e defender os direitos das comunidades que dependem deles. 

Contato para imprensa: 

Isadora Armani – iarmani@internationalrivers.org

Sobre o Tapajós de Fato

O Tapajós de Fato é um veículo de Comunicação Popular, Alternativo e Independente que atua na região oeste do estado do Pará, realizando coberturas de cunho socioambiental, denunciando os impacto das Mudanças Climáticas e Grandes Projetos para as regiões do Baixo Amazonas e Tapajós.. O TdF atua através do portal tapajosdefato.com.br, têm 3 podcasts (Podcast Falas pela Ação Climática; Clima de Eleição e o Podcast Tapajós de Fato), e diariamente alimenta as redes sociais com conteúdo midiativista. 

O Grupo é majoritariamente composto por jovens, entre 21 e 28 anos, e ao longo dos últimos dois anos tem sido alvo de uma série de ameaças, decorrentes do trabalho realizado frente aos retrocessos na garantia de direitos vivenciados na prática pelos moradores da região

Contato para imprensa: 

Email: engajamento@tapajosdefato.com.br

Telefone: + 55 93 99116 1571