Durante a cúpula climática da COP26, os países membros da ONU irão discutir: (1) se deve ser estendido um programa que aprovou mais de 2.000 projetos hidroelétricos como compensações de carbono; e (2) se as barragens devem contar para as metas de redução de emissões, medidas pelos países membros da ONU como “Contribuições Determinadas a Nível Nacional” (NDCs).

Diga a ONU que as barragens não devem ser qualificadas como compensações ou CNDs: https://intlrv.rs/UnDamTheUN

Por que as barragens não são uma solução climática?

Metano: Barragens e reservatórios emitem quantidades maciças de metano, um gás com efeito estufa 86 vezes mais potente, no curto prazo, do que o dióxido de carbono.

Alternativas limpas: A energia solar e eólica é mais limpa, mais barata, e mais rápida de construir, oferecendo um impacto positivo muito maior para um financiamento climático limitado.

Direitos Indígenas, Direitos Humanos: As barragens deslocaram milhões de pessoas indígenas e outras comunidades dependentes dos rios. As barragens eliminam as fontes tradicionais, saudáveis e locais de alimentos. As barragens destroem culturas antigas, sustentáveis, com baixo teor de carbono e baseadas em seus territórios.

Perda de água: As barragens têm enormes perdas de água para evaporação e infiltração, aumentando o impacto das secas.

Qualidade da água: Os reservatórios das barragens podem elevar a temperatura da água, reduzir o oxigénio e criar algas tóxicas que contêm neurotoxinas perigosas.

Extinção & Ecossistemas: Barragens destroem o habitat, bloqueiam a passagem de peixes, danificam a rede alimentar e causam a extinção de espécies nativas.

Créditos de Carbono Falsificados: Os créditos de compensação de carbono de barragens não contabilizam as emissões de metano e os verificadores de compensação das Nações Unidas consideram os construtores de barragens como “adicionais”. No entanto, as empresas de combustíveis fósseis podem adquirir estes créditos para evitar a redução de emissões.  

Resiliência climática: As barragens não são resistentes ao clima e reduzem a capacidade de adaptação das comunidades e dos ecossistemas às alterações climáticas.

Por favor, assine a petição para apelar à ONU e aos seus governos membros para que parem de incentivar a construção de novas barragens e comecem a medir o metano das barragens existentes: https://intlrv.rs/UnDamTheUN