Atividade organizada pela Coalizão Pelos Rios acontece dia 22 de junho, em Brasília, e faz parte da programação da Virada Parlamentar Sustentável, evento que mobiliza o Congresso Nacional nas pautas socioambientais ao longo do mês de junho.

Brasília, 13 de junho de 2023 – Os impactos socioambientais dos rios e a sua importância para população serão os grandes protagonistas do painel “Os Rios Pedem Proteção: Panorama dos Rios Brasileiros, Impactos, Legislação Ambiental e Perspectivas de Proteção Legal”, que acontecerá no dia 22 de junho, às 10h, durante a Virada Parlamentar Sustentável. Idealizado pela Coalizão Pelos Rios, International Rivers, Associação Angá, Universidade Federal do Sul da Bahia, Deputado Nilto Tatto (PT) e apoio da UNESCO, o painel reunirá representantes de todos os biomas brasileiros.

O painel é um dos destaques da programação da Virada Parlamentar Sustentável, movimento organizado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede Advocacy Colaborativo (RAC), que mobiliza o Congresso Nacional nas pautas socioambientais ao longo do mês de junho. Ao todo, mais de 40 atividades serão realizadas entre os dias 05 e 29 de junho.

“Apesar do Brasil possuir a maior rede fluvial e a maior quantidade de água doce do planeta, com o agravamento da crise climática, nossos rios estão cada vez mais ameaçados e poluídos. Precisamos do apoio da sociedade e dos nossos governantes para garantir a proteção dos rios brasileiros. A Coalizão Pelos Rios foi criada exatamente para isso: queremos mais diálogo entre todos os envolvidos e assegurar a proteção dos nossos rios.”, explica Flávio Montiel, gerente da International Rivers no Brasil e que também atua como secretário executivo da Coalizão pelos Rios.

“São inúmeras iniciativas pelo Brasil de proteção de rios ou cachoeiras, principalmente em âmbito municipal, mas no âmbito federal ainda não temos uma lei específica de proteção aos rios que possa trazer mais segurança jurídica ao tema. Tornar os rios sujeitos de direito e implementar uma Política Nacional de Proteção aos rios é fundamental para nosso futuro.”, destaca Gustavo Malacco, Diretor de Sustentabilidade da Associação Angá.

Serão três mesas temáticas, que contarão com a presença de líderes e representantes de algumas das principais organizações socioambientais no país. O painel irá debater as lacunas da legislação ambiental sobre rios e chamar a atenção de deputados, senadores, representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, assim como órgãos federais, estaduais e municipais do meio ambiente sobre a importância de construirmos uma lei para a preservação e conservação de nossos rios e bacias hidrográficas. 

Serviço

Atividade: “Os Rios Pedem Proteção – Panorama dos Rios Brasileiros, Impactos, Legislação Ambiental e Perspectivas de Proteção Legal” 

Data: 22 de junho 2023 

Horário: 10h às 13:30 horas 

Local: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados – Brasília/DF.

Importante: Será aberto ao público. Sujeito a lotação.

Contato para a Imprensa

Coalizão pelos Rios: comunicacao.coalizaopelosrios@gmail.com

Péricles Hortênsio (Angá): periclesh.jornalista@gmail.com / (11) 99791-2159

Isadora Armani (International Rivers): iarmani@internationalrivers.org

Sobre a Coalizão Pelos Rios A Coalizão Pelos Rios atua desde 2020 com mais de 30 grupos (movimentos sociais, organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas) para contribuir e propor políticas públicas de proteção dos rios e dos ecossistemas aquáticos, indispensáveis para a manutenção das populações e da biodiversidade.

Sobre a International Rivers International Rivers é uma organização global com mais de 35 anos de existência e escritórios regionais na África, Ásia e América Latina. O grupo trabalha para que comunidades ribeirinhas e pessoas afetadas por barragens tenham suas vozes ouvidas e seus direitos respeitados. A organização ajuda a criar redes ativas e bem instrumentalizadas de grupos da sociedade civil para proteger os rios e defender os direitos das comunidades que dependem deles. 

Sobre a Associação Angá A Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (ANGÁ), com sede em Uberlândia (MG), foi fundada em 2008 tendo como missão de contribuir para o uso sustentável e duradouro dos sistemas naturais, promovendo a capacitação e mobilização de diferentes setores da sociedade civil para as boas práticas sustentáveis, e execução de projetos socioambientais e culturais para a conservação e preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento regional sustentável. 

Universidade Federal do Sul da Bahia A UFSB foi criada em 05 de junho de 2013 e teve suas atividades iniciadas em 2014. Sediada em Itabuna, Sul da Bahia e com três campi (Itabuna-Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas). Sua criação propiciou a interiorização do ensino superior no Estado da Bahia e tem como um de seus princípios a ética, a justiça socioambiental e a sustentabilidade com o compromisso de proteção da biodiversidade e promoção de consciência ecossocial, com mobilização social e cidadania ativa, incorporado ao próprio processo de formação. Entre suas principais linhas de pesquisa estão a biologia e ecologia de organismos aquáticos marinhos e de água doce; o desenvolvimento de uma rede de monitoramento de qualidade da água via internet das coisas (EcoloT) e disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas; indicadores ecossistêmicos (produção de água e biomassa) em corredores da Mata Atlântica e a governança e gestão  dos rios e das águas.